Boa tarde meus caros leitores, hoje tenho o enorme prazer de informar que no dia 25 de outubro de 2012 será inaugurada a exposição intitulada "O que vem antes da dor" na qual eu fui o idealizador e organizador. Com a ajuda do também tatuador pernambucano Júnior Inklove montamos um grupo de 4 artistas para expor na galeria de arte da Casa do Cachorro Preto, que é um espaço de efervescência cultural situado no Sítio Histórico de Olinda.
A exposição
As pessoas andam me perguntando bastante sobre o título, "O que vem antes da dor", ele surgiu porque ao pensar nesta exposição a minha intenção não era apresentar tatuagens prontas, mas sim que os artistas exibissem aquilo que se faz antes do processo da tatuagem propriamente dita, assim como também eu queria aproveitar a oportunidade para que nós pudéssemos mostrar nossos projetos autorais, com uma liberdade artística maior, sem depender da escolha do tema pelo cliente.
Após algumas conversas decidimos que faríamos uma mostra de sketchs, essa palavra se for traduzida ao pé da letra quer dizer rascunho, mas no universo da tatuagem ela ganha um sentido mais amplo. Alguns tatuadores costumam chamar de sketchs os estudos e projetos para futuras tatuagens, existe também no universo da tatuagem os sketchbooks que são livros com desenhos para tatuagens, eles são amplamente comercializados durante eventos como convenções de tatuagem.
Em "O que vem antes da dor" esses "sketchs" saem do ambiente de tatuagem e vão para dentro de um espaço expositivo "formal", fazendo surgir a oportunidade de um olhar mais crítico sobre nossas obras, e esse novo olhar vai fazer com que nosso trabalho seja ainda mais respeitado e valorizado.
Os artistas.
Os quatro artistas tatuadores participantes vivem e trabalham no Recife, cada um com um estilo e uma formação diferente, são eles: eu, o "ZV", Júnior Inklove, Rodrigo Monte e SKAZ, nós preparamos trabalhos inéditos para serem apresentados nessa mostra, em geral são desenhos e pinturas em diversos estilos e técnicas influenciados pela tatuagem realista, pela clássica tattoo norte americana, pela cultura dos chicanos (méxico), pela tradicionalíssima tattoo japonesa, new school, entre outras.
Acredito que essa seja a primeira vez em que se faz uma exposição coletiva composta somente por artistas tatuadores em um espaço de galeria de arte, por conta disso estamos nos esforçando ao máximo para que esse evento seja um sucesso e entre pra história da tatuagem aqui em Pernambuco.
Para animar a noite convidei o meu amigo Rapper De la Massa, vocalista do grupo A Cria, que obviamente vai tocar muito rap e outras coisinhas mais!
Sejam muito bem vindos ao nosso evento!
I Mostra de Sketchs - O que vem antes da dor.
por:
Júnior Inklove
Rodrigo Monte
SKAZ
ZV
de 25 a 28/10
local: A casa do Cachorro Preto
End: Rua 13 de Maio, nº 99 Sítio Histórico de Olinda
Abertura: 19h
ENTRADA FRANCA
Arte do Cartaz: Raoni Assis, com intervenção de Júnior Inklove, Rodrigo Monte, SKAZ e ZV.