Link para pagamento do Sinal da Tattoo

terça-feira, 6 de outubro de 2015

E agora? Como cuidar da minha tattoo???

Processo de cicatrização

E ai Blz? Hoje eu vou falar um pouco sobre um assunto que surge a cada tatuagem que faço! Como cuidar de uma tattoo???
Antes de recomendar cuidados eu gostaria de dizer que sou um profissional autodidata, ou seja, venho buscando conhecimento na área através do meu próprio esforço, conversando com profissionais de diversas áreas, assistindo vídeos no YouTube e também lendo alguns artigos e matérias do gênero! Cada tatuador tem uma experiência de trabalho e de acordo com isso ele vai encontrar uma "fórmula" no qual acredita que é a melhor a ser seguido para uma boa recuperação do seu trabalho. Existem diversos tipos de tatuagem, em alguns casos a agressão à pele é bem maior do que em outros, isso pode variar por conta do tamanho, local ou técnica realizada!
Diante disso eu venho orientando os meus clientes um caminho mais tranquilo e natural pra essa recuperação!

Vamos começar a responder algumas perguntas frequentes!

Devo usar plástico filme?

A resposta é não! Desde a minha experiência de trabalho no Canadá que eu parei de usar o plástico como forma de curativo! Lá eles terminam a tatuagem e cobrem com bastante vaselina e encima disso vai um curativo que é um papel absorvente, e você tem que ficar 6h com isso! Eu testei na minha própria pele e gostei bastante, principalmente porque não acontece de juntar toda aquela secreção misturada com suor, não fica cheiro ruim! Eu ainda não consegui encontrar esse curativo aqui no Brasil, mas eu fiz uma adaptação utilizando um lenço umedecido próprio pra tatuagem! Além de absorver todo o sangue  e secreção que sai ao término da tatuagem, o lenço tem subitâncias como a Aloevera que fazem com que esse sangramento estanque mais rapidamente e que também diminui a sensação de ardor.

É pra usar que pomada?

Depois que o fabricante da tinta nos recomendou aos tatuadores  a indicar o uso da vaselina sólida, que pode ser encontrado facilmente em qualquer farmácia, eu não indico mais pomada cicatrizante! Segundo o fabricante da tinta que eu uso, a mistura entre a química usada nas tintas com a química usada nas pomadas podem causar reações alérgicas ou até mesmo alteração na cor das tatuagens!
Eu sempre achei que o nosso corpo tem todas as ferramentas necessárias para a regeneração da pele, e que o principal cuidado deve ser a limpeza e hidratação da tatuagem!
Diante disso eu costumo indicar o uso da vaselina sólida ou então o óleo de côco, que é uma opção mais natural para a hidratação da tattoo!
Depois que passar as 6h com o primeiro curativo, o cliente deve lavar bem a tatuagem com sabonete anti-séptico, secar bem com papel toalha e colocar uma camada fina da vaselina ou óleo de côco! Esse procedimento deve ser repetido durante 10 dias sendo repetido no mínimo 3 vezes ao dia! Mas como digo sempre, cada pessoa tem um tempo de cicatrização diferente e o tempo pra esse cuidado é até toda a casquinha da tattoo cair naturalmente, não deve ser arrancada! Após isso é importante o cuidado com hidratação, pode usar qualquer creme hidratante diariamente e também é importante evitar ao máximo tomar sol sem a proteção de um bloqueador solar!

Sobre alimentação e outros cuidados...

Eu não costumo restringir alimentação, acho que cada um tem um histórico e a consciência do seu corpo, so peço que evite exageros de álcool!

É totalmente proibido tomar banho de sol, mar ou piscina com a tattoo cicatrizando!

Academia ou esportes....

É preciso tomar cuidado com a higiene, principalmente em academias, você não vai querer encostar sua tattoo num lugar cheio de bactérias né verdade? E também deve-se evitar esportes de contato ou que corra o risco de machucar o local tatuado! Caminhadas ou corridas são ideiais, e mesmo assim ao término do exercício a tattoo deve ser limpa imediatamente!

Enfim... Esse é o caminho que eu indico para as minhas tatuagens que em geral são bem leves e que cicatrizam super rápido, em cerca de 10 dias elas estão completamente se a casca!


Espero ter ajudado!
Valeu

14 comentários:

  1. Parabéns melhor post de Tatto que vi na internet, concordo com cada palavra. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito bom o seu Post, na minha primeira Tattoo eu usei Bepantol e foi Horrível.
    Essa eu passei Óleo de Côco e posso dizer que FOI A MELHOR COISA que Eu fiz. Ajudou a cicatrização e o brilho que dá na pele é perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wild, vc usouóleo de coco normal ou um "natural integral"?

      Excluir
    2. Gente!!! Anos depois e somente agora que recebi a sua mensagem - que vergonha KKK... Então, a minha experiência com o óleo de côco teve controvérsias, porque ajudou em uma tattoo que eu fiz, mas nas outras realmente não tive bons resultados.
      Embora a maioria dos profissionais não indicarem cremes cicatrizantes, a única coisa que realmente deu certo tanto para minhas tattoos quantos meus piercings foi o creme Diprogenta. A questão é que ele tem antibiótico, então vai precisar de uma receita médica para comprar.
      Eu tive um grande problema com uma minha e ela foi a que realmente fechou a ferida e cicatrizou perfeitamente.
      Espero ter te ajudado, mas lembre-se:
      Precisa de um médico para comprar esse creme e aí vai de cada um e de cada pele.
      Bjimmmm

      Excluir
  3. olá, ótimas recomendações. Mas uma dúvida: durante a cicatrização, usa-se protetor solar?

    ResponderExcluir
  4. A folha da babosa tbm é ótimo pra cicatrizar. Recomendo o uso

    ResponderExcluir
  5. A vaselina é conhecida por "comer" a cor das tatuagens...

    ResponderExcluir
  6. Hum vc deveria ao menos lembrar sobre evitar os mariscos pois eles podem prejudicar bem mais q o álcool.E outra coisa protetor ou bloqueador solar so pode usar depois de dois meses q e o tempo em q ja cresceu uma pele nova por cima da tattoo.

    ResponderExcluir
  7. Eu usei uma camada de vaselina na minha tattoo e ela começou a minar tinta o que eu faço?

    ResponderExcluir
  8. Estou usando óleo de girassol e tem sido a melhor coisa que já fiz. Nunca me dei bem com pomadas, e o óleo está fazendo a tattoo cicatrizar sem nenhum problema até agora.

    ResponderExcluir
  9. Tem 26 dias q fiz uma tatuagem e parece tá cicatrizada mas algumas linhas ficou tipo alto relevo, o que eu faço ou passo para tirar esse alto relevo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!! Então, aqui no Post não se recomenda o uso de cremes cicatrizantes, contudo, na minha experiência eu uso SIM o creme Diprogenta, ele é um excelente cicatrizante, o problema é que vc necessita de receita médica porque ele tem antibiótico na composição, mas tô te falando, ele é um milagre kkkkk... Usei nas minhas tattoos e nos furos de piercing.
      Abraços!!!

      Excluir